25 dezembro 2013

Boas Festas!



Quis o calendário que, este ano, o dia da semana em que habitualmente publico os meus escritos aqui no A Partir Pedra corresponda, esta semana, ao dia 25 de dezembro, o dia em que os cristãos celebram o Natal. 

Desde a mais remota Antiguidade que a Humanidade celebra uma festa por volta do solstício de inverno (no hemisfério norte), celebrando o renascer da esperança, a vitória da Luz sobre a Sombra que assola a paisagem, após a ocorrência do dia mais curto - e consequentemente da noite mais longa - do ano.  Esta celebração, pelas condições de vida  impostas pela estação do ano, tem a ver com recolhimento e solidariedade familiar, com a reunião à volta do fogo, que aquece e ilumina. E relembra-nos que, suceda o que suceder, quaisquer que sejam as dificuldades, há um núcleo que nos rodeia, protege, aconchega, acarinha, um grupo no seio do qual aprendemos a ser gente e gente responsável - a família.

25 de dezembro é, para os cristãos, o dia de Natal, a celebração - em data que sabemos historicamente errada, mas sem que isso tenha importância alguma, pois o que releva é o simbolismo que lhe é atribuído - do nascimento  de Jesus, filho de Maria, infante representado em milhões de presépios por esse mundo fora, que viria a ser considerado o Cristo, do grego Khristós, que significa "Ungido", por sua vez uma tradução do hebraico Māšîaḥ (Messias) - fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo. É também, ou adquiriu, ao longo do tempo, por esse mundo fora, essa caraterística, a celebração da Família, a festa em que cada um de nós se reúne com os seus e revive e celebra o aconchego que recorda da infância e, adulto, procura reconstituir esse ambiente para as crianças do seu núcleo familiar.

Hoje é um dia de festa! Festejemos, pois!

Boas Festas para todos!

Rui Bandeira

4 comentários:

Christian Thomsen disse...

Um feliz Natal para você e toda sua família, meu Irmão. TFA!!!

Joaquim Almeida Santos disse...

Caro Senhor,
Saúdo-o! Desejando que tenha desfrutado de um Feliz Natal.
Grato por este Natalício Trabalho.
Peço-lhe, se possível, informação sobre sítios onde posso consultar, e saber, sobre o Nascimento de Jesus.
Desejo que viva os dias do Novo Ano sob a Luz Natalícia.
Cordiais Cumprimentos,

Rui Bandeira disse...

@ Almeida Santos:

Muito obrigado pelos seus votos, que retribuo.

Quanto ao seu pedido, lamento não estar em condições de lhe dar grande resposta. Não tenho elementos especiais sobre o tema. Apenas poderia fazer o mesmo que o caro Almeida Santos porventura já fez ou fará: efetuar uma busca no Google...

Abraço.

Rui Bandeira disse...

@ Christian Thomsen:

Muito obrigado. Espero que igualmente tenha tido um excelente Natal.

TAF.